Sobre o 13º do Bolsa Família

Sobre o 13º do Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa instituído pelo governo para erradicar a pobreza e a extrema pobreza, tentando assim romper o ciclo hereditário de miséria das famílias mais vulneráveis.

Advertisement

Esse programa foi criado em 2003 e oficializado em 9 de janeiro de 2004. Logo após a prática desse programa em todo o território brasileiro pode-se notar uma melhora em relação a população mais carente comparado aos mesmos meses de ano anteriores.

O Bolsa Família é programa, que visa melhorar a desigualdade social e a cidadania. Assim todos os seus beneficiários tem o dever de fiscalizar e se serem honestos com as suas condições.

Veja quais as funcionalidades desse programa e como é feito o pagamento do 13° Bolsa Família:

Advertisement

Como funciona?

Todos têm direto ao benefício, contanto que se encaixem as condicionalidades colocadas pelo programa.

É importante ressaltar que o poder público, em todos seus amplos aspectos e poderes, tem o compromisso de assegurar que os direitos sociais básicos cheguem a todos que necessitam dele.

Essas condicionalidades são referentes ao compromisso das famílias em reforçar o acesso a educação, à assistência social e à saúde, visando que as futuras gerações rompam o ciclo da pobreza e gerem melhores oportunidades de inclusão social.

Quais as vantagens de fazer parte do programa?

Os benefícios previstos no programa Bolsa Família variam de acordo com a composição da família que seria: número de pessoas, idades, presença de gestantes, etc. E da renda da família beneficiária.

O programa oferece uma renda mensal, que é relativa para cada situação familiar, além disso, ter o cadastro efetivado no Bolsa Família, garante acesso a outros benefícios e facilitação no ingresso em cursos de capacitação e até mesmo universidades públicas.

Para maiores informações de quem pode ser beneficiado por esse programa clique aqui.

Como funciona o pagamento do 13° do Programa Bolsa Família 2020?

O novo governo instituído pelo presidente Jair Bolsonaro, oficializou no aniversário de 100 dias de posse a presidência o recurso de benefício ao programa Bolsa Família.

Com o aumento de 2,5 bilhões no orçamento, o Ministério da Cidadania garantiu a funcionalidade do pagamento do 13° do programa ao final de cada ano.

Onde será feito uma análise criteriosa contra fraudes, assim possibilitando que mais famílias sejam alcançadas pelo benefício. O pagamento do 13 ° do Bolsa Família será feito em dezembro, unido a um novo acréscimo.

Advertisement

Quem tem direito ao pagamento do 13° do programa Bolsa Família?

Tem direito ao pagamento do décimo terceiro do programa Bolsa Família, aqueles beneficiários que cumprem as normas das condicionalidades instituídas pelo programa.

E aqueles que receberam o benefício no período de apuração, que em 2019 foi 29 de março a 31 de janeiro de 2020, sendo assim receberá o décimo terceiro quem recebeu ao menos 5 dessas parcelas, seguidas ou não.

As famílias que estão enquadradas em todos os critérios não terão nenhuma complicação para o recebimento do benefício extra.

Quais as vantagens de ter esse benefício?

Os benefícios previstos no programa Bolsa Família variam de acordo com a composição da família que seria: número de pessoas, idades, presença de gestantes, etc. E da renda da família beneficiária.

O programa oferece uma renda mensal, que é relativa para cada situação familiar, além disso, ter o cadastro efetivado no Bolsa Família, garante acesso a outros benefícios e facilitação no ingresso em cursos de capacitação e até mesmo universidades públicas.

Caso precise de maiores informações consulte o site clicando aqui.

Por que manter meu cadastro atualizado?

O Bolsa Família por ser um benefício gratuito e governamental, requer que todos inclusos no programa tenham sempre seus dados em dia para não haja possíveis desligamentos. Além do cumprimento das normas estabelecidas.

Mesmo que não haja quaisquer alterações, é necessário a atualização dos dados, pois se o cadastro se manter mais de dois anos sem atualização o processo de Revisão Cadastral convoca a família beneficiada para esclarecimento da falta de cumprimento dessa normal.

Lembre-se!

Esse benefício é único e exclusivamente oferecido pelo governo, não se deixe levar por fraudes ou fake News. Sempre realize o processo de cadastro com profissionais autorizados.

Vamos ressaltar que nem dado pessoal seu deve ser passado por fontes não autorizadas do governo, mantenha sua segurança fazendo todo processo em um local autorizado.

Fique sempre atento nos meios de comunicação oficias para que nenhuma informação importante seja perdida e você não venha a ser prejudicado por isso.

Além destas plataformas, existem também os e-mails:

  • Para dúvidas referente ao Bolsa Família e Cadastro Único;

gestorpbf@mds.gov.br

  • Para perguntas exclusivamente referente ao Cadastro Único;

cadastrounico@mds.gov.br

  • Para informação sobre a frequência escolar das crianças e jovens.

frequenciaescolar@mec.gov.br

Contudo, se você gostou do artigo VOTE e em seguida COMPARTILHE.

Esse site usa cookies Ok Mais detalhes

Termos & Política de Privacidade